sábado, 8 de janeiro de 2011

Retrospectiva 2010


2010 foi um ano muito especial, pois marcou a criação deste blog que nasceu de maneira despretensiosa, apenas para expor ideias sobre variados temas e ganhou muitos admiradores, parceiros e amigos.
Vamos conhecer os textos mais acessados de 2010 e saber os detalhes da construção de cada tema: como o conteúdo foi escolhido, o porquê dos vários acessos, o que eu quis passar para os leitores, enfim, tudo a respeito de cada assunto.

Este texto está isolado na liderança dos mais acessados deste blog. Por abordar religião e seita, é um tema bastante polêmico, o que gerou alguns comentários com críticas ao conteúdo. Respondi às colocações com base em pesquisas e conversas com pessoas que estudam as religiões, as quais também frequentaram os centros e conhecem profundamente o assunto.
Tive pouco contato com este universo, pois sou católica, mas conhecer outras religiões ajuda a refletir mais sobre os mistérios da vida. Já fui a um centro de Umbanda e foi uma sensação diferente, o que era de se esperar para alguém que nunca teve acesso a esta religião. Por outro lado, após conhecer e entender um pouco do tema, todos os preconceitos foram embora, por isso veio a ideia de escrever este pequeno texto para as pessoas procurarem saber mais e se despirem destes pensamentos tão errôneos que o senso comum tenta incutir na cabeça daqueles os quais nunca procuraram conhecer antes de opinar.

Eu sou enfermeira especialista em UTI com alguns anos de experiência profissional. Antes de me especializar, trabalhei nas Unidades de Internação e um fato que chamou a atenção, principalmente nos andares onde estavam os clientes dos convênios, foi a grande importância que eles davam à hotelaria.
Eles logo perguntavam se havia televisão, reparavam na estética dos móveis, na disposição e no tamanho do quarto, deixando de lado a parte principal: a infecção hospitalar.
É claro que devemos ficar bem instalados em uma instituição hospitalar, afinal ninguém procura um hospital por acaso. Entretanto, precisamos dar importância para a nossa saúde antes da estética do quarto em questão. Pensar em infecção e quantos profissionais há na unidade é dar valor à qualidade do atendimento o que reflete diretamente na recuperação pois minimiza os riscos que envolvem uma internação hospitalar.

Entra ano, sai ano, e as novelas apresentam a mesma linha de histórias com personagens diferentes. Esse texto é um protesto para aqueles que se contentam em assistir às novelas, mostrando o quanto elas são repetitivas.
Os autores também não contribuem para uma renovação, pois sempre abordam temas semelhantes. Falta fazer uma renovação na TV brasileira.

Os homens também têm o direito de manterem a beleza sem constrangimento. É tão bom saber que hoje o cuidado com a beleza masculina _ sem exageros _ é visto com bons olhos pela sociedade.

Esta matéria nasceu do olhar nas caixinhas de cigarros junto ao recordar os anos anteriores, quando o fumo tinha um conceito totalmente diferenciado. O cerco aos fumantes fecha-se e abre novas perspectivas à saúde da população. Quem sabe daqui a alguns anos o fumo esteja erradicado?

Esse texto é a continuação do Que história! o qual retrata o caso do bebê que desapareceu da barriga da mãe. Após a conclusão das investigações, foram comparadas as hipóteses mencionadas no primeiro texto. A polícia chegou à conclusão de que houve erro médico no diagnóstico do aborto, ocorrido por volta da 26ª semana de gestação.

Em ano eleitoral, tudo acontece de repente. Os governantes operam um milagre e trabalham incansavelmente para realizarem em um ano o que não fizeram nos três anos anteriores.
Este texto nasceu em uma conversa na mesa de bar no ano de 2003 e continua bastante atual. Além da publicação neste blog, escrevi para o jornal da minha cidade (em 2003) e também em uma entrevista de trabalho em 2004 _ o mesmo conteúdo colocado de maneira diferente. Consegui a vaga desejada no hospital, mas não aceitei ocupar o cargo porque demoraram demais para chamar e já estava engajada em outro projeto.

Essa foi a continuação do Enfermagem - Parte I escrita para comemorar o dia do enfermeiro - 12 de maio. O conhecimento da história da profissão ajuda-nos a refletir sobre a condição atual que a Enfermagem brasileira enfrenta.

Esse post nasceu quando eu li um texto de um dos colunistas do jornal da minha cidade _ Aécio Zózimo Bustamante _ intitulado "Declaração de voto", que criticava o fato do voto dele ser considerado perdido apenas por optar pela candidata Marina Silva.
Além do blog, o conteúdo do post também foi publicado no jornal da minha cidade.

10° Lugar: Transplante de órgãos
É fascinante ver e acompanhar o avanço da Medicina e a evolução das pesquisas científicas. O transplante de órgãos está crescendo e se aperfeiçoando a cada ano que passa, mas esbarra na questão legal do consentimento dos familiares ou responsáveis. Ter a consciência de todo o processo da doação de órgãos auxilia no momento desta decisão dolorosa e difícil para qualquer ser humano.
A matéria nasceu em uma aula do meu colega e grande profissional, Enfermeiro Adilson José de Barros, que explicou com maestria todo o processo do transplante de órgãos, desde o diagnóstico da morte encefálica até à cirurgia. Essa palestra foi ministrada em 2008, provando que jamais esquecemos as boas aulas.


Como disse o meu querido amigo André Mansim, que 2011 seja um grande ano com muita coragem e ideias na cabeça. Assim seja!

13 comentários:

  1. Tua retrospectiva mostra o quanto o blog é diversificado e esclarece a forma como os assuntos são abordados sem preconceitos ou limitações. Isso realmente é o que leva longe.
    Que seja exatamente como disse o André, mesmo: coragem pra manter nossos espaços e idéias para fazê-los ainda melhores!

    ResponderExcluir
  2. Boa ideia fazer retrospectiva no blog.
    Os temas abordados são deveras relevantes, parabéns.
    Um ano é um período que dá para ter um parâmetro do nosso trabalho, não acha?

    isso aí
    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  3. Boa idéia viu Monica! Gostei mesmo...
    As vezes a gente pode rever alguma coisa de que gostou e reler!!!

    ResponderExcluir
  4. Passando para conhecer o blog e agradecer pelos comentários que muito me envaideceram!
    Acho até que vou "chupar" essa ideia de uma retrospectiva. É muito boa!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Olá, blogueiro (a),

    Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.

    Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.

    Acesse www.doevida.com.br e saiba mais.

    Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Atenciosamente,

    Ministério da Saúde
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

    ResponderExcluir
  6. Seguindo o seu Blog!

    Segue o meu:

    http://bloghugogreen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. TRANSPLANTES...SEMPRE IMPORTANTE!
    MUITO BOM!

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante essa ideia de retrospectiva com a explicação dos posts mais acessados, Parabéns, muito bom o Blog!!

    Volte sempre ao "O que eu Falo"
    http://wwwoqueeufalo.blogspot.com/

    Seguindo!! bjss...

    ResponderExcluir
  9. Nossa, muito bom. Você descreveu muito bem 2010.

    ResponderExcluir
  10. Passei de novo aqui para avisar que no meu blog tem um selo de qualidade para o seu!

    http://wwwoqueeufalo.blogspot.com/

    Tchaau !!

    ResponderExcluir
  11. O ano já está no final do primeiro mês... Tá na hora de começar a produção aqui nesse blog não é verdade?????

    ResponderExcluir
  12. Tanto o André como eu não saimos daqui o ano passado...esse ano não vai ser diferente


    te adoramos !

    beijo


    http://universovonserran.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. iae galera segue o meu blog ai seguindo o seu

    ResponderExcluir

Olá! Sua opinião é muito importante. Comente!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails