sábado, 4 de setembro de 2010

A evolução da vaidade masculina


Mudança é uma palavra difícil de processar, pois envolve insegurança frente ao desconhecido, esforço durante a transição a fim de superar os seus percalços e continuidade para manter a transformação imposta. A evolução da humanidade é marcada pela constante mudança, seja no âmbito físico, social, moral, espiritual, conceitual e a história está aí para evidenciar tais modificações e apontar o que evoluiu para a melhora ou piora desde os primórdios até os dias atuais.

O homem, por si só, é um objeto de transformação devido a sua enorme capacidade intelectual e também de adaptação às novas condições impostas neste processo.
A mudança de comportamento, por sua vez, é uma das mais difíceis de se adaptar porque ela é gradativa e envolve a base conceitual da sociedade a qual não aceita novas referências.

A sociedade, implacável nos seus julgamentos, recusou a introdução da vaidade masculina em seu meio. Muitos associavam _ e até hoje associam _ os homens vaidosos com a opção sexual, criando um rótulo de muita vaidade relacionada à baixa masculinidade e ao homossexualismo, sendo este conceito um dos mais errôneos e preconceituosos.

Como todos sabem, os homossexuais são exímios cuidadores da aparência e, não é por acaso, que eles invistam nesta área como consultores de moda, estilistas, cabeleireiros e etc. Entretanto, este universo não pertence apenas aos homossexuais, afinal todas as pessoas _ independente da opção sexual _ possuem as suas habilidades.
Aos poucos, a sociedade foi absorvendo este novo conceito no universo masculino e os homens libertaram-se do estigma da alta vaidade relacionada à baixa masculinidade e opção sexual. Para comprovar essa nova tendência, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica aponta que houve um aumento de 30% dos homens que procuram os consultórios nos últimos 16 anos.

E outras opções para melhorar a estética, que antes eram utilizadas apenas pelas mulheres, agora também fazem parte da agenda dos homens: limpeza de pele, massagem modeladora, bronzeamento artificial, cremes e até a temida depilação.

As mulheres aprovaram esta mudança no comportamento masculino, sendo que muitos casais procuram as clínicas estéticas e os consultórios dos cirurgiões plásticos. No Orkut, há várias comunidades sobre o tema e uma delas _ Eu admiro a vaidade masculina _ conta com 1859 membros.


O benefício destas mudanças atingiu não só os homens, mas também as mulheres que passaram a compartilhar do cuidado com a estética com os seus companheiros, as empresas que ampliaram o seu mercado de produtos e serviços voltados para a beleza e a sociedade que está mais complacente com esta nova tendência. Mas o melhor de tudo foi a introdução do autocuidado no universo masculino, pois beleza e saúde estão intimamente atreladas. Quem cuida da própria beleza de maneira saudável, sem exageros, está cuidando da saúde e melhorando a autoestima e a qualidade de vida. Assim, homens e mulheres vão quebrando tabus e evoluindo cada vez mais para usufruir de uma vida melhor.

12 comentários:

  1. hm.. gostei.
    Os homens tem que se cuidar mesmo.

    ResponderExcluir
  2. rs, acho um pouco d exagero o que virou a vaidade masculina, mas nm posso fazer nada, bom blog. muitos temas interresantes !

    ResponderExcluir
  3. Gostei do tema do texto, acredito que temos que nos cuidar mesmo...agora o exagero está na cabeça das pessoas.

    Belo blog, adorei
    Beijão
    Lucyano
    http://cinemaparceirodaeducacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ah, sim .. homem pode e deve se cuidar, mas sem fazer disso uma obsessão. Vaidade demais não combina com masculinidade.

    A esse propósito, indico um de nossos textos de maior repercussão, chamado "Homem que é Homem", da Lilian Buzzetto ...

    ResponderExcluir
  5. BOM SITE VISITA E VE OQUE VOCÊ ACHA


    WWW.VARIEDADESINF.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  6. bem, adoro homem vaidoso.
    porém, homem tem q ter cheiro de macho. Não dá muito certo quando o bofe, cheira a cremes frutados com chantily. Beleza, q eles cuidem das unhas, mas sem pintá-las de base. Aí não rola...
    Parabéns pelo post. Idéias bem claras...
    abraços

    ResponderExcluir
  7. pois é, hoje em dia é moda ser vaidoso, ainda mais para os homens, rs. Tem gente que abusa e chega a parecer que é de plástico! Enfim, eu também acho muito interessante isso e sou um homem vaidoso, SIM! haha.

    boa postagem.

    ResponderExcluir
  8. Qual Mulher qeu nao gosta de um Homem Vaidoso, mas vaidoso, nao viadoso..rsrs....

    Porem hoje em dia as pessoas confundem muito as coisas, essa moda de Chapinha e franja nao ta com nada para os homens. Agora ser cherosinho, e limpinho e se cuidar, mas sem obsessão, ai vale.
    Afinal, homem tem que ter o seu lado macho.


    Belo Post adorei mesmo...
    Visite o Meu !

    http://igtruelovephotos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá Mônica,

    Consigo sentir essa evolução de vaidade de perto, tenho três irmãos, todos com suas identidades distintas, é tão engraçado.

    Além dos meus amigos gays, enfim vaidade, assim como qualquer outra questão de sentir - se bem, não deve haver restrições, entre homens e mulheres.

    Aproveitando a deixa, obrigada pelo comentário em meu blog.

    Um abraço e excelente feriado!
    http://memoriaspsicodelicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Tem um selo pra você no Memórias, apareça por lá!

    ResponderExcluir
  11. Acredito que alguns homens são inclusive mais vaidosos que muitas mulheres.

    ResponderExcluir
  12. Acho muito legal, seus posts não são apenas posts, são reportagens, muito bom!

    ResponderExcluir

Olá! Sua opinião é muito importante. Comente!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails