quarta-feira, 14 de julho de 2010

Transplante de órgãos

O transplante de órgãos é um dos procedimentos mais complexos da Medicina, pois envolve uma série de detalhes que vão desde a escolha do doador até o acompanhamento após a cirurgia.
Transplantar um órgão ou tecido não é apenas retirar de um doador e colocar no receptor, afinal não somos máquinas onde os circuitos são ligados, desligados e trocados a qualquer momento. O nosso corpo exige uma adaptação ao novo "componente" que deve ser compatível para reduzir o risco de rejeição.
A rejeição, por sua vez, é uma das principais complicações de um transplante. Por isso, há um protocolo seguido de maneira rigorosa para a obtenção do melhor doador para cada caso. As normas são extremamente rígidas também para nortear o diagnóstico da morte encefálica, o que sempre gera polêmica, já que muitos familiares têm medo do ente querido estar vivo e ser diagnosticado como morto.
O indivíduo também pode doar órgãos em vida e não precisa ter parentesco com o receptor para efetuar o transplante, basta ser compatível. São eles: medula óssea, rins, pulmão, fígado e pâncreas. Os demais órgãos e tecidos _ coração, intestino, córnea, pele, valva cardíaca, ossos e esclera ocular _ só podem ser retirados do doador com diagnóstico de morte encefálica. Estima-se que um único doador pode salvar ou melhorar a qualidade de vida de pelo menos 25 pessoas.


TR: Tempo máximo para a retirada após a morte encefálica do doador
TC: Tempo máximo de conservação após a parada cardíaca

A morte encefálica é definida como " morte baseada na ausência de todas as funções neurológicas". É a completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro.
Para diagnosticá-la, são necessários vários exames, sendo que há uma equipe de três médicos, os quais não estão envolvidos no tratamento do paciente, para realizar todas as etapas de verificação do diagnóstico da morte encefálica. Deste modo, é impossível um médico diagnosticar a morte encefálica sozinho e sem comprovar através de exames clínicos e laboratoriais.
Dentre os testes, há o exame clínico que compreende a análise dos reflexos cerebrais, o teste de apnéia para avaliar se o paciente consegue respirar por si próprio e os exames _ angiografia cerebral e eletroencefalograma.

ANGIOGRAFIA CEREBRAL

Fluxo normal                           Morte encefálica

A família não precisa pagar nada durante o processo do transplante, pois todos os custos são de responsabilidade do governo .
Outro fator importante que é exaustivamente abordado nas campanhas de doação de órgãos é a vontade do doador. Cabe à família ou responsável legal decidir de maneira favorável ou contrária à doação. Portanto, não basta apenas querer, tem que avisar os familiares ou responsáveis, pois eles decidirão se você será ou não doador.
Deste modo, enquanto a engenharia genética não desenvolve meios de imitar órgãos e tecidos humanos, cada contribuição é importante para diminuir o sofrimento das pessoas que se encontram nas filas de espera.



Mais informações:

7 comentários:

  1. Legal o post, muitas pessoas pensam que enquanto vivas não podem doar , muitos até sabem mas a individualidade humana é mais forte que isso,acho também outra besteira essas pessoas que não concordam com a doação de orgãos após a morte como se o rins fosse filtrar a terra :/ infelizmente esse é um assunto pouco divulgado se tivesse um programa de concientização quem sabe as pessoas não ficariam tanto tempo em filas esperando por uma doação esperando por uma chance de viver! Ótimo post.



    http://meumundinhoinsanowill.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a tua postagem! A gente assiste varias reportagens e documentários sobre ranspalnte de orgãos, a dificuldade que todos - pacientes, médicos e familiares - encontram na hora que surge um orgão aparentemente compativel. É verdadeiramente a batalha pela vida.

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante do post. Acho que todos deveriam concordar com a doação, e faze-la.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que todas as pessoas poderiam ser doadores de orgãos,mas nem todos aceitam .
    O que parece burrice, mas fazer o quê ?
    Belo post, muito explicativo !!

    ResponderExcluir
  5. É mt importante.. Por mim, eu serei um doador.. =)

    ResponderExcluir
  6. graças aos transplantes muitos vidas estão sendo salvas.

    Mauricio
    hora do leilão
    www.horadoleilao.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá blogueiro,
    É muito importante incentivar a doação de órgãos e conscientizar as pessoas sobre a importância deste gesto de solidariedade.
    Para ser doador de órgãos não é preciso deixar nada por escrito. O passo principal é avisar a família sobre a vontade de doar. Os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte. Divulgue a ideia e salve vidas!
    Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir

Olá! Sua opinião é muito importante. Comente!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails