sexta-feira, 16 de julho de 2010

Honestidade - passe adiante

Há algum tempo, veicularam na mídia comerciais que abordavam a honestidade, generosidade, caráter e demais bons valores que aprendemos com os nossos pais ou responsáveis no período da infância.
Na época, eu imaginava:
Será que as famílias não educam de maneira adequada a ponto de precisar das propagandas?
Ou a corrupção é tão avassaladora _ não só na política, mas em todos os setores da sociedade _ e a população tem que ser reeducada através dos anúncios da TV?


Sabemos que o modelo familiar mudou exageradamente através dos tempos. A mulher adquiriu o seu lugar no mercado de trabalho, gerando profundas transformações na condução do lar. O que antes era realizado pelas mães, agora é da alçada das empregadas domésticas e babás. A educação dos filhos tornou-se responsabilidade de terceiros os quais nem têm vínculo consanguíneo, o que piora a situação, pois os valores transmitidos nem sempre são os mesmos do núcleo familiar.
Não estou afirmando que todas as famílias agem desta forma, mas grande parte delas encontra nas babás a saída para manter a harmonia da vida pessoal e profissional dos pais.
Além da educação desvirtuada, há também o risco de violência e abusos, podendo causar sérios transtornos para o resto da vida da criança. Os noticiários contêm inúmeros exemplos das más profissionais com famílias que se cercaram de cuidados para contratar e, mesmo assim, não evitaram que a criança fosse seriamente prejudicada.


Todos sabem que, para manter um bom padrão de vida, os pais devem se  dedicar e se esforçar ainda mais neste mercado de trabalho tão competitivo. Não condeno quem escolhe trabalhar e deixa os filhos sob a total responsabilidade das babás. Apenas questiono se a escolha pela carreira vale o tempo perdido com as crianças.
Àqueles que não têm opção, resta-lhes contar com a sorte de ter um profissional capacitado, dotado de bons valores éticos e morais para que os filhos não necessitem _ no futuro _ de comerciais sobre honestidade, caráter e generosidade.

Um comentário:

Olá! Sua opinião é muito importante. Comente!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails