terça-feira, 3 de agosto de 2010

A campanha anti-fumo


Fumante hoje em dia já pode ser considerado como um animal em extinção. De acordo com a pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), o percentual de fumantes no Brasil caiu de 16,2% para 15,5% de 2006 a 2009.
De acordo com o levantamento, 19% dos homens e 12,5% das mulheres fumam e a maior queda no uso do cigarro ocorreu na faixa etária dos 35 a 44 anos.
O uso dessa substância no Brasil vem caindo há mais de duas décadas. Em 1989, 33% da população fumava, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição, realizada pelo IBGE.
Tal redução ocorreu graças às campanhas anti-tabagismo do Ministério da Saúde e também às mudanças de comportamento da população. O cigarro muitas vezes estava associado ao consumo de bebidas alcoólicas, ao estereótipo de grande homem/mulher e suas propagandas mostravam pessoas bonitas, saudáveis, de bem com a vida e praticando esportes.

Atualmente, como todos sabem, a TV não veicula mais propagandas das marcas de cigarro e apenas as campanhas anti-fumo aparecem nos comerciais. Os maços de cigarro apresentam fotos chocantes com as consequências do uso contínuo do tabaco.


Mesmo assim, conhecemos pessoas que insistem no hábito de fumar, onde o vício fala mais alto do que o senso dos malefícios do cigarro.
No Brasil, estima-se que 200.000 mortes por ano são decorrentes do tabagismo (OPAS 2002). De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), pelo menos 2,6 mil não-fumantes morrem por ano devido a doenças provocadas pelo tabagismo passivo.
O fumante passivo é outro alvo que começou a ganhar sua alforria com as leis anti-fumo. Com muita justiça, os locais públicos _ exceto ao ar livre, sem paredes nem toldos _ foram excluídos da rota dos fumantes para não prejudicar a saúde das pessoas isentas do cigarro.
Cada vez mais, o cerco aos fumantes está se fechando com leis e campanhas rigorosas. O que antes era tolerável, hoje não é mais e os amantes do cigarro tornaram-se minoria.
A conscientização é um trabalho árduo e lento, pois os resultados são evidenciados a longo prazo. Entretanto, o investimento está obtendo o seu devido retorno e, quem sabe, daqui a alguns anos, o Brasil poderá ser considerado um país onde o fumo esteja erradicado.

Mais informações:

11 comentários:

  1. Realmente cigarro é do mal!!
    A minha esposa parou de fumar faz 4 meses mas vive com vontade de fumar,é uma luta!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Monica!
    Adoreiii o Post! =]
    hehe
    ainda bem que ninguem na minha casa fuma!
    uma vó minha ja morreu de cancer de tanto fumar a vida inteira =/
    mto boa essa nova lei!
    bjos
    Leticia

    http://www.novalexandrianet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. fumar faz mal pra quem fuma e pra quem fica perto de quem fuma...
    otimo texto.
    obrigado pela visita anterior,sempre que aparecer vai ser bem vinda !
    abraço.
    http://universovonserran.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Boa notícia. Todos sabemos que fumar faz mal. Mas infelizmente ainda existe gente que vê no cigarro o esteriótipo de pessoas de poder e personalidade forte. Outras o procuram pra fugir da ansiedade ou opressão. Fato é que muitos vêem esse inimigo da saúde como solução de alguma coisa. Outra coisa que me deixa indignada são as tentativas de tornar a maconha uma droga lícita como o cigarro. Sabemos que se isso acontecesse seria uma "epidemia". Droga é droga, de qualquer forma faz mal ou utiliza-se devido a um mal.
    Devolvendo a gentileza da visita e do comentário ^^.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Primeiro, não quero fazer apologia ao cigarro, de maneira alguma.

    Eu fiz até alguns posts sobre o cigarro, não condenando o fumo (pois isso é questão de escolha pessoal) mas por causa de alguns abusos por parte dos legisladores.

    www.temalgumacoisaerrada.blogspot.com

    É claro que muitos fumantes são chatos, mas...

    Dê uma conferida nos meus posts e me diga o que acha.
    Sua visita será bem vinda

    www.temalgumacoisaerrada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. eu acho que a sociedade hoje fuma muito menos que a 10 anos atrás! E a ten dencia é diminuir.

    vou contar uma piadinha:

    Um cara chegou no buteco e pediu um cigarro, o dono do bar deu um que vinha escrito que cigarro causava impotencia sexual. Aí ele pogou o cigarro e falou:
    _ Por favor, me troca esse aqui por aquele que dá câncer...

    ResponderExcluir
  7. Seu blog ganhou um selo do Nova Alexandria!

    =]

    passe la no blog pegas o selo
    http://novalexandrianet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. eu fumo ritz e voces agua ??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  9. de kem deixou ox comemtario kem fuma ? respondam com um comentario pf agora neste momento!!!

    ResponderExcluir
  10. essa campanha ke estao a fazer contra o tabaco

    ResponderExcluir
  11. Ola,
    Amei o post,nao tenho blog,entao nao tem como identificar-me,estava procurando sobre fotos das caixas de cigarro no Brasil para mostrar à uma amiga estrangeira,e achei esse maravilhoso blog..
    Beijos,
    Ana

    ResponderExcluir

Olá! Sua opinião é muito importante. Comente!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails