terça-feira, 14 de setembro de 2010

José Serra em 3D

JOSÉ SERRA

Coligação "O Brasil pode mais"
PSDB, DEM, PTB, PPS, PMN, PT do B


BIOGRAFIA

José Serra nasceu no dia 19 de março de 1942 no bairro da Mooca em São Paulo - capital.
Ingressou na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo para cursar Engenharia Civil em 1960. Seu início na política foi como presidente da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP) entre 1962 e 1963. No comando da entidade, implementou várias mudanças, cortando o uso indevido de instalações e recursos e promovendo mais eventos culturais e debates políticos, o que deu mais visibilidade à UEE-SP. Em fins de 1962, Serra foi um dos fundadores da Ação Popular (AP). Participou de congressos em vários estados brasileiros como presidente da UEE-SP, tornando-se conhecido, o que veio a facilitar sua eleição para presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), em julho de 1963, como candidato da Ação Popular, tendo ainda o apoio do Partido Comunista Brasileiro. A UNE, na época, tinha status de partido político, dando a Serra a condição participar da política nacional e a oportunidade de contato com autoridades, governadores, e com o então presidente João Goulart, o Jango.
Após o golpe militar de 1964, foi para o exílio na Bolívia e depois para a França. Em 1965, foi  para o Chile, onde participou de ações políticas para denunciar a repressão no Brasil. Enfrentou dificuldades e não pôde concluir o curso de Engenharia, então decidiu cursar Economia. Fez Mestrado nesta disciplina na Universidade do Chile, da qual se tornou professor. Também foi funcionário da Organização das Nações Unidas neste período. Casou-se em 1967 com a psicóloga e bailarina Sylvia Mónica Allende Ledezma.
Em 1973, foi obrigado a exilar-se novamente após o golpe de Pinochet, tendo como destino os Estados Unidos, onde concluiu outro Mestrado e Doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade de Cornell. Por dois anos, trabalhou como professor do Instituto de Estudos Avançados de Princeton.
Em 1978, retornou ao Brasil, tornando-se professor da Unicamp, pesquisador do Cebrap e editorialista da Folha de São Paulo. Ajudou a fundar o PMDB, antigo MDB.

CARREIRA POLÍTICA

1983 - Secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo (Governo Montoro)
1986 - Deputado Federal pelo PMDB (160 mil votos)
1988 - Um dos fundadores do PSDB
1990 - Deputado Federal (340 mil votos)
1994 - Senador (6,5 milhões de votos)
1994 - Ministério do Planejamento e Orçamento (Governo Fernando Henrique Cardoso)
1998 - Ministério da Saúde (Governo Fernando Henrique Cardoso)
2004 - Prefeito da Cidade de São Paulo
2006 - Governador do Estado de São Paulo
 
Foi o constituinte que conseguiu o maior percentual de aprovação de emendas, logrando aprovar 130 das 208 que apresentou. Uma delas, a de nº 239, instituiu o que veio a ser o Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT, para o financiamento do seguro-desemprego com uma fonte de recursos sólida e permanente, fazendo com que o benefício começasse a ser efetivamente pago no Brasil.
Em 29 de setembro de 1992, votou a favor da abertura de processo de impeachment do presidente Collor, acusado de corrupção.
Defendeu o voto distrital, o fim do voto obrigatório, o fortalecimento dos partidos e a correção das distorções na representação dos estados na eleição dos deputados federais.
Desenvolveu e implantou o programa "Brasil em Ação", um pacote de ações e obras do governo federal em parceria com estados, municípios e empresas privadas nos moldes do atual "PAC".
No Ministério da Saúde, comandou uma campanha de combate à Aids que é reconhecida como referência no mundo e que é, hoje, adotada por diversos países. Também implantou os genéricos e regulamentou a lei de patentes, fazendo aprovar uma resolução da Organização Mundial do Comércio que permite aos países quebrarem patentes em caso de interesse da saúde pública. Eliminou os impostos federais dos medicamentos de uso continuadoAmpliou as equipes do Programa de Saúde da Família e organizou o Sistema Nacional de Transplantes e a Central Nacional de Transplantes. Promoveu milhares de cirurgias por intermédio de mutirões combatendo doenças como, por exemplo, a catarata. Introduziu a vacinação dos idosos contra a gripe, eliminou doenças como o sarampo e criou a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Não obteve, porém, sucesso no combate à dengue, doença que até hoje é epidêmica.
Em 2004, assumiu a prefeitura de São Paulo, com um desempenho que correspondeu a sua imagem de administrador eficiente e aumentou sua popularidade. Assim, mesmo tendo feito a promessa de cumprir integralmente o mandato como prefeito, deixou o cargo para concorrer ao governo do Estado.
 
OPINIÕES
 
Legalização do aborto: “Eu não sou a favor do aborto. Não sou a favor de mexer na legislação. Agora, qualquer deputado pode fazer isso. Como governo, eu não vou tomar essa iniciativa”.

Legalização da maconha: “Sou contra a descriminalização da maconha. Ela é um caminho de entrada para drogas mais pesadas. A rede que se forma no tráfico é uma escola de quadros para o crime organizado”.

Relacionamento com o Irã: “Não (receberia o presidente iraniano), mas manteria relações com o Irã, sendo normais, comerciais. Defendo a autodeterminação dos povos. Acho que política externa tem duas dimensões: respeitar a autodeterminação, mas toda vez que puder ajudar nos direitos humanos deve fazer.”

Bolsa Família: “Acho que, assistencialista ou não, o Bolsa Família dever ser mantido. Você tem que ajudar as pessoas que estão com uma renda insuficiente para viver. Acho que deve ser fortalecido no vínculo habitacional e na saúde”.

Aumento dos aposentados: “Aposentado no Brasil ficou para trás. Tem que ter sim reposição ao longo do tempo que permite condição de vida mais digna. O que eles decidirem (presidente e ministro da Fazenda) eu vou apoiar. O governo é que têm os instrumentos, o conhecimento e a responsabilidade para tomar uma decisão nesse sentido”.

Usina de Belo Monte: “Belo Monte não é a terceira usina hidrelétrica do mundo. É menos da metade daquilo que se anuncia, porque na época da seca vai produzir menos da metade. Se o governo quer fazer ele precisaria convencer a sociedade, tanto em relação à economia quanto ao meio ambiente”.
 
PLANO DE GOVERNO
 
Saúde: Ampliar as equipes do Programa de Saúde da Família e de Saúde Bucal, expandir o SUS e investir em saneamento através do setor saúde. Reduzir o tempo de espera para conseguir tratamento, reduzir as desigualdades da rede de assistência, ampliar a capacidade do SUS _ no caso dos transplantes _ e ampliar a distribuição gratuita de medicamentos.
 
Educação: Investimento na valorização do professor com a formação continuada e incentivos à carreira. Ampliar o acesso das crianças de 4 a 6 anos à pré-escola, aumentar em 50% as matrículas na educação profissional, erradicar o analfabetismo dos jovens e adultos com menos de 30 anos, determinar que todas as instituições públicas de ensino superior organizem curso pré-vestibular gratuito para jovens carentes e ampliar o crédito educativo para os estudantes universitários de menor renda.
 
Infraestrutura: Construção de moradias, saneamento básico e transporte urbano.
 
O programa de governo do candidato José Serra pode ser lido na íntegra, clicando AQUI.
 
Fontes:

2 comentários:

  1. Olá gostei muito do blog. assuntos legais d+!

    acessa o meu tbm:
    http://tudoque-eu-gosto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Zé Serra, Zé Serra...
    O que está acontecendo?

    Um político com esse currículo, com essa experiência, competência e inteligência, como é que pode levar uma rasteira de uma candidata virgem de campanhas e disputas eleitorais majoritárias?

    Difícil de acreditar!

    Eu acho que não há mais tempo de contornar a situação. Sabe por quê? Eximiu-se da obrigação de ser oposição de fato.

    "Vai tomar na cabeça...DE NOVO!"

    Mônica,
    Adoro seus comentários e visitinhas ao Seu Anônimo, viu!?

    Um beijo,
    Fernando Piovezam
    seuanonimo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá! Sua opinião é muito importante. Comente!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails