quarta-feira, 12 de maio de 2010

Enfermagem - Parte I

Hoje, 12 de maio, é dia do enfermeiro. A data comemorativa foi instaurada por causa do aniversário da mulher que foi uma das precursoras desta profissão e revolucionou a prática da enfermagem: Florence Nightingale.


                                                        
Florence nasceu em Florença, Itália, no dia 12 de maio de 1820. Filha de ingleses de família abastada, dominava o inglês, francês e o italiano, além do grego e o latim. Não aceitou o papel convencional da época de se tornar esposa submissa e decidiu dedicar-se à caridade, encontrando o seu caminho na enfermagem, mesmo contrariando a vontade dos pais.
Tradicionalmente, a enfermagem era exercida por mulheres ajudantes em hospitais ou acompanhando exércitos e muitas cozinheiras e prostitutas acabaram tornando-se enfermeiras.
Em 1854, a Inglaterra, a França e a Turquia declararam guerra à Rússia _ a Guerra da Criméia _ e Florence partiu para Scutari com 38 voluntárias e a mortalidade decresceu de 40% para 2%. 
Os soldados apelidaram-na de "Dama da Lâmpada" porque ela andava pelas enfermarias com a lanterna na mão. Em razão deste fato, o símbolo da Enfermagem é a lâmpada.

                                               
Retornou para a Inglaterra como uma heroína em 1857, contudo contraiu febre tifóide, deixando-a com sérias restrições físicas. Então, começa a se dedicar a trabalhos intelectuais.
Por sua atuação na Criméia recebeu um prêmio do Governo Inglês e, graças a ele, consegue fundar uma Escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas em 1859.
Na época, o médico era o único profissional qualificado para ensinar e a ele cabia decidir quais das suas funções poderia colocar nas mãos das enfermeiras.
A disciplina rigorosa era uma das características da escola nightingaleana que também exigia das candidatas qualidades morais. O Sistema Nightingale de ensino começou a ser difundido pelo mundo e consistia em três princípios básicos:
  1. Direção da escola por uma enfermeira;
  2. Mais ensino metódico em vez de apenas ocasional;
  3. Seleção de candidatos do ponto de vista físico, moral, intelectual e aptidão profissional.
Faleceu em 13 de agosto de 1910 após revolucionar a enfermagem que passou de empírica a uma atividade social institucionalizada e específica. Florence, além de ser revolucionária, abriu caminho para a Enfermagem moderna.


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Florence_Nightingale
http://www.coren-sp.gov.br/internet/072005/ocorensp/historia/his_texto.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Sua opinião é muito importante. Comente!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails