segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Os 10 mandamentos para escolher um bom candidato

Em uma eleição, qualquer propaganda pode fazer a diferença nas urnas, inclusive as pesquisas de intenção de voto. Elas não só avaliam a posição dos candidatos através de uma amostragem, como também influenciam _ principalmente os eleitores desprovidos de senso crítico _ na escolha do candidato.
Nas conversas do bairro, os cidadãos expõem as suas intenções para os amigos, vizinhos, parentes e às vezes ouve a seguinte frase:
_ Pra que votar em "fulano de tal" se é voto perdido?
O voto perdido, na concepção geral, é o voto ao candidato que não está nas primeiras colocações das pesquisas. É votar naquele que perdeu o pleito.
Entretanto, você já pensou que o voto perdido não existe? Pelo menos antes das eleições. Neste período, tudo está indefinido e, qualquer mudança no raciocínio do eleitor, pode fazer a diferença na contagem dos votos.
A fase pré-eleição é como uma obra aberta, pois ninguém sabe qual será o final, nem as pesquisas, portanto NÃO EXISTE VOTO PERDIDO.
O eleitor é livre para escolher quem bem entender como melhor opção ao cargo pretendido e deveria fazê-lo sem levar em conta as pesquisas de intenção de voto.




OS 10 MANDAMENTOS PARA ESCOLHER UM BOM CANDIDATO NAS ELEIÇÕES

1- CONHECER A HISTÓRIA DOS CANDIDATOS NOS QUAIS VOCÊ ESTÁ INTERESSADO EM VOTAR
O passado é extremamente importante para analisar o perfil do aspirante ao cargo público. Se ele for corrupto, mentiroso ou responde a algum processo por improbidade administrativa, não vote.

2- PESQUISAR O PLANO DE GOVERNO
As propostas são extremamente importantes para saber como será o governo em questão. O futuro depende das intenções do governante.

3- ACOMPANHAR AS NOTÍCIAS DA CAMPANHA ELEITORAL E LEVAR EM CONTA AS OPINIÕES DOS CANDIDATOS FRENTE ÀS SITUAÇÕES DO BRASIL E DO MUNDO
O que o candidato pensa a respeito de um determinado assunto mostra sua individualidade e seu posicionamento frente às questões do Brasil e do Mundo.

4- DESCONSIDERAR (EM PARTE) A PROPAGANDA ELEITORAL NO RÁDIO E NA TV
Neste caso, o eleitor não deve se deixar levar pelo apelo emocional, imagens bonitas e grandes feitos do passado, pois os publicitários usam de artimanhas nestas propagandas para sensibilizar o eleitorado.

5- ASSISTIR AOS DEBATES
Os debates são onde os candidatos estão livres para expor o plano de governo e opiniões diversas, sem textos, sem cortes de vídeo, portanto é mais próximo da realidade do que a propaganda eleitoral.

6- LEVAR EM CONTA O CANDIDATO A VICE, O PARTIDO E A EQUIPE DE GOVERNO 
Todo governante não está sozinho ao exercer o seu mandato. Aquele ditado tem razão: "Diga-me com quem andas que te direi quem és".

7- NÃO VOTAR NOS CANDIDATOS QUE FALAM MAL DOS CONCORRENTES
Quem fala mal dos outros quer esconder as suas próprias falhas. Descarte os candidatos que só querem manchar a imagem dos demais, pois este demonstra ser desonesto e mau-caráter ao querer vencer as eleições enxovalhando o concorrente.

8- DESCONSIDERAR AS PESQUISAS DE INTENÇÃO DE VOTO
Pesquisa serve apenas para nortear os candidatos na estratégia de propaganda. Não leve em conta a colocação nas pesquisas, já que tudo pode mudar a cada instante.

9- NÃO ACHAR QUE O SEU VOTO É PERDIDO
Não seja "Maria-vai-com-as-outras", faça a sua análise e escolha o candidato que achar conveniente ao cargo.

10- NÃO VENDER O SEU VOTO E NÃO VOTAR NO CANDIDATO QUE COMPRA VOTOS
O pior candidato e eleitor é o corrupto. Se a corrupção começa antes da eleição, imagine durante o mandato.



Leia também: A magia das eleições

11 comentários:

  1. eh assim msm
    gostei
    seguindo
    ^^

    http://vagalnerdkawai.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Acho que 80% dos que votam precisam ler essas dicas antes! Serão 4 anos sem volta, independente se eles cumprirem ou não o que prometeram durante a propaganda política!

    Li e recomendarei o artigo!

    ResponderExcluir
  3. Excelentes dicas!
    Há que se ter um cuidado mesmo com o voto!
    è preciso se estar consciente da importância!
    Parabéns pelo Post!
    ;D

    ResponderExcluir
  4. sobre sua duvida no Dicas para blogs: veja neste link Como usar o FeedBurner – RSS

    deve ter algo errado com o feed do seu blog e não no código do botão.

    ResponderExcluir
  5. quem dera se a maioria das pessoas pudessem seguir estas dicas!
    eu na verdade estou tão desiludida que penso em votar nulo, não confio mais nessa raça.

    ResponderExcluir
  6. Temos que lembrar também que os governadores são um reflexo da população, porém, se a população vende o voto, ou deixa se influenciar por promessas que são totalmente absurdas, o governo continuará patético.

    ResponderExcluir
  7. achei bem util os dez "mandamentos", embora seja dificil seguir todos. por exemplo, numa disputa presidencial é impossível ver um candidato que não tenha falado mal do outro.
    mas também acredito que não existe voto perdido!! :)
    gostie do blog!

    http://songsweetsong.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. olá monica
    otimo post
    eu mesmo nao sei em qm votar
    heheh
    bjos
    ate mais
    leticia

    http://novalexandrialp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. É mais fácil escolher candidatos que representem os seus interesses dentro de um coletivo pq a nível de caráter é complicado.

    Parabéns pelo blog

    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Mais um a fazer coro aos comentários acima: texto muito claro, objetivo, e fundamental para quem quer exercer a cidadania de forma consciente.

    Valeu!

    Embora eu lamente a falta de opção reais entre os concorrentes...

    ResponderExcluir
  11. Já sigo essas regrinhas há algum tempo. Dizem que é na hora do ataque ao concorrente, que só o verdadeiro candidato...

    Eu não acredito em pesquisas, pois elas são condicionadas e manipuladas, mas precisamos ter em mente que, de uma forma ou de outra, a mesma reflete em algum momento o desejo da população...

    ResponderExcluir

Olá! Sua opinião é muito importante. Comente!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails