sexta-feira, 2 de julho de 2010

Sete noivas para sete irmãos

O filme Sete noivas para sete irmãos (1954) _ Seven brides for seven brothers _ é um dos maiores musicais de todos os tempos e prova que não precisa muito dinheiro, astros, estrelas para fazer sucesso: basta ter talento e uma boa dose de criatividade.
A história, dirigida por Stanley Donen, foi baseada na mitologia grega do rapto das Sabinas que, após o estrondoso sucesso no cinema, foi adaptada para a Broadway.

Basicamente, o filme retrata um grupo de caipiras que vive distante da cidade, os irmãos Pontipee: Adam, Benjamim, Caleb, Dan, Ephraim, Frank e Gideon. Certo dia, o mais velho _ Adam (Howard Keel) _ vai à cidade para encontrar uma noiva. Logo ele encontra a cozinheira Milly (Jane Powell) e se casam às pressas para que retornem à fazenda antes do rigoroso inverno.


Milly encontra a casa bagunçada e os seis irmãos maltrapilhos e mal educados. Como é de se esperar, ela coloca ordem no recinto e ensina aos irmãos boas maneiras, dança e como cortejar uma dama.


Os irmãos aprendem rapidinho e causam um furor na cidade quando vão à festa no celeiro, afinal, as moças escolhidas estão comprometidas.
A sequência do celeiro é uma das mais eletrizantes do cinema, pois além de atores, bailarinos, há também acrobatas que dão um verdadeiro show de técnica e equilíbrio.




Prefiro não contar o restante do filme para não estragar a surpresa, sendo que a história é atraente, leve, bem típica dos musicais dos anos 50. Pena que a obra poderia ter ganho mais reconhecimento da Academia que não foi condizente com o sucesso de bilheteria _ recebeu apenas o Oscar de melhor trilha sonora.
O estúdio estava apostando em outra produção que passou despercebida pelo público _ A lenda dos beijos perdidos com Gene Kelly e Cyd Charisse.
O diretor Stanley Donen teve dificuldades até para escalar os atores, pois o estúdio não queria ceder. Foram muitos os contratempos para conseguir concluir o filme devido ao baixo orçamento. No início, até a propaganda do filme foi renegada, mas quando os executivos do estúdio viram o interesse do público, tiveram que mudar a estratégia de marketing.
Parece até ironia, mas um filme de baixo custo arrecadou milhões e aquele que recebeu todas as atenções da companhia e um orçamento três vezes maior, nem apareceu diante da crítica.

Como eu mencionei no início, mais vale talento e criatividade para ter grandes realizações na vida, pois o apoio e o reconhecimento muitas vezes aparecem depois da ação bem sucedida. Em outras palavras, não esperemos auxílio, aplausos, risos e confete antes de mostrarmos do que somos capazes. Temos que lutar para fazer a diferença, superando os nossos limites, buscando novas parcerias e sempre com pensamentos motivadores.
Se o diretor do filme desistisse diante da primeira negativa do estúdio, não teríamos esta obra-prima tão singela pra curtir no escurinho do cinema.

4 comentários:

  1. Escrevi uma carta, mas parece que o blog não aceitou, ahahahahaha .
    Eu falei que não gosto muito de musicais, mas que vou procurar esse pela propaganda que vc fez, hahahaha .
    Eu tenho umas comédias musicais deo Jerry Lewis que não canso de assistir, minha mulher quer morrer quando coloco de novo, hahahaha .

    ResponderExcluir
  2. oi, gosto muito desse filme, ele tem varias curiosidades mas ja reparou em duas?
    - o filme se baseia numa historia de rapto e estupro das sabinas, então trata-se de " uma fantasia de estupro patriarcal" com uma roupagem bonitinha...
    - a mulher gato da serie batman é uma das noivas, julie newmar...lindaaa !!!
    parabens pelo blog !

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o espaço por aqui!
    cheguei aqui por acaso, parabéns pelo blog e vou votar!

    ResponderExcluir
  4. Esse filme é um dos meus favoritos, passei para agradecer a visita e já virei seguir.

    Beijão
    Até mais
    Lucyano

    http://cinemaparceirodaeducacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá! Sua opinião é muito importante. Comente!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails