domingo, 25 de julho de 2010

A ordem natural da vida

Tudo na vida tem um ciclo, começando ao nascer e terminando com a morte. Neste vaivém de oportunidades, aprendemos quando crianças, descobrimos o universo na adolescência _ apesar de achar que somos os donos da sabedoria e que temos a vida inteira pela frente _ construímos os nossos ideiais na vida adulta e aproveitamos a vida na terceira idade ao desfrutar da merecida aposentadoria.


O maior legado que podemos deixar neste mundo, com certeza, são os nossos filhos. Sob o prisma da genética, eles devem conter a nossa melhor parte, aquela que sobreviverá as tormentas, como foi descrito há mais de 100 anos na teoria da seleção natural de Charles Darwin.
A prole humana é a mais trabalhosa de todos os animais devido a sua complexidade não só genética, mas estrutural. Um filhote de cachorro, por exemplo, já nasce andando e sua mãe tem o cuidado de amamentar através do instinto. Em poucas semanas, eles se libertam da acolhida materna e, após o desmame, já estão prontos para a vida canina. O homem jamais poderia abandonar os filhos após o desmame como os cães e demais espécies de animais.
Os pais são os verdadeiros mestres na arte de criar seus descendentes e merecem todos os méritos pelo trabalho de uma vida inteira. O que você é hoje depende da sua vivência no passado com uma boa dose de orientação dos seus progenitores.
Voltando ao ciclo da vida, após a fase adulta, o corpo apresenta sinais de desgaste físico e mental e, geralmente, os filhos já são independentes ou possuem a sua própria família. Nesta fase, é quando os pais precisam do auxílio dos filhos, ocorrendo a inversão dos papéis _ os filhos cuidarem dos pais.


Infelizmente, há filhos que não reconhecem a importância da família e o quanto ela contribuiu para seu o crescimento e, no momento em que os pais mais precisam deste apoio, colocam-nos em casas de repouso ou os deixam nos hospitais com visitas programadas.
A privação da convivência com os seus entes queridos e a falta da atenção dos familiares são as piores situações ocorridas com quem teve tanto trabalho para encaminhar os filhos na vida.
Muitas famílias justificam a baixa condição financeira e a falta de habilidade para cuidar da enfermidade como causa da transferência dos parentes para as instituições. Mas o problema não é o fato do idoso estar longe da família e sim o descaso dos familiares que, ou quase nunca aparecem, ou visitam de maneira esporádica.
Portanto, pela ordem natural da vida, os filhos nascem, crescem e se tornam pais. Os pais nascem, crescem, tornam-se pais e voltam a ser filhos.
Quando as pessoas mais importantes da sua vida precisarem de seu auxílio _ seja em casa ou na instituição_ esteja lá para estender a mão, pois um dia você se tornará o filho do seu filho e vai precisar muito da atenção dele.

16 comentários:

  1. É Moniquinha, isso é verdade .
    Eu sou casado a 3 anos e estamos pretendendo ter um filho ano que vem, aí a nossa prole vai começar !
    Seus posts são muito bons mesmo !

    Ainda bem que vc não desistiu do blog !
    Um beijão, passa no blog que atualizei !

    ResponderExcluir
  2. Poxa, incrível texto. Concordo plenamente. Já cheguei a debater sobre isso com a minha mãe, de como nós enquanto somos pequenos somos frágeis e precisamos de nossos pais, muito mais do que a maioria dos animais (isso senão forem de todos). Espero ainda retribuir todo carinho e toda a o auxilio que meus pais me deram a vida toda, realizando os sonhos deles.

    Parabéns pelo texto Monica.

    http://www.leontextos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Mônica,

    Que arte de sensibilidade é essa que te toca menina? Me tocou também.

    Isto me lembrou uma daquelas nostalgia de família, uma vez meu pai fazendo uma representação, um teatro na igreja, sobre uma música que não me recordo o nome, cujo o tema era este, um pai cuida de dez filhos e dez filhos não cuidam de um pai. Uma pena!

    Onde andará os valores? Convicções?
    Tudo o que faz desta vida a ter algum sentido de existência...

    Guardados em poucos, mas que essa sua plenitude de pensamento se torne uma ação social, portanto coletiva. Gostei e muito da sua retórica, ela trás uma fecunda e profunda reflexão deste status quo.

    Se quiser vá ao meu blog, quem sabe poderíamos trocar algumas figuras.

    Um abraço
    http://memoriaspsicodelicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto, muito bom!
    Me vez pensar muito agora, rs..

    http://tafaltandoar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, um texto forte... Direto, que toca fundo e que nos faz refletir sobre o que queremos para nossas vidas. Parabéns, excelente reflexão que vc propõe a nós leitores!

    Abração

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Por isso que acredito que uma vida em comunidade faz mais sentido do que em famílias. Que viagem né? Bem coisa de comunista.

    ResponderExcluir
  7. O ciclo da vida não é muito inteligente ???
    Tudo se renova sempre evoluindo para o melhor.

    ResponderExcluir
  8. Parabens pelo blog, esta na lista aqui de favoritos para acesso diario

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. 30 e poucos anos
    Claro que o ciclo da vida é inteligente! O texto aborda a questão do relacinamento entre pais e filhos no ciclo da vida. A renovação é a base da continuação das espécies.

    ResponderExcluir
  10. Oi, adorei mesmo seu blog, gostei do post.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. É como eu vi em um filme uma vez.
    "O que fazemos na vida, ecoa na eternidade"
    Devemos ser pros nossos filhos, o que fomos para nossos pais, para assim... quando chegar a nossa hora, eles cuidarem da gente mesmo!
    Acho que esse, é o verdadeiro amor de familia ^^

    Bjaum!


    www.suportedamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. nossa mto bom o post.
    todos nós iremos ficar velhos um dia
    por isso devemos cuidar dos nossos pais
    e amar nossos filhos, para que eles cuidem de nós um dia =]

    Bjos
    Leticia

    ResponderExcluir
  14. obrigada =]
    irei postar sim
    amanha vou postar sobre Odontologia
    mais em breve postarei sobre enfermagem
    bjos
    =]

    ResponderExcluir
  15. Muito bom seu post.
    Esse é o ciclo da vida, porém, muita gente não entende o final desse ciclo, não sei se eu mesma entendeo.

    ResponderExcluir
  16. Muito bom o texto!! Eu ja plantei uma arvore, falta o livro e o filho!! rsrs..meu ciclo de vida
    http://naosentindo.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá! Sua opinião é muito importante. Comente!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails