sexta-feira, 9 de julho de 2010

O outro lado do sucesso

Até hoje, a Psicologia e a Psiquiatria tentam desvendar como pessoas bem sucedidas na vida conseguem se autodestruir, seja como usuários de drogas, suicídio ou cometendo crimes de alta periculosidade sem medo das consequências.
O mais recente caso, o goleiro Bruno do Flamengo, acresce uma estatística cada vez mais frequente no mundo das celebridades que, além da fama, conseguem prestígio, dinheiro e inúmeras regalias.
A história do Bruno não é diferente dos demais jogadores brasileiros: infância pobre, família desestruturada e a revelação nas categorias de base que os impulsionaram para a elite do futebol mundial.
Uma das causas para os distúrbios de comportamento seria o sucesso repentino aliado à falta de estrutura psicológica ocasionada pela ausência de uma base familiar consistente. Por isso, ao se tornar rico, reconhecido e muito bem sucedido, o cidadão-celebridade é acometido por uma avassaladora sensação de poder sem limites, como um super herói que nunca se abala, invencível, acima das fraquezas humanas. Essa é uma explicação plausível para justificar os vícios, crimes, atos ilícitos, orgias e distúrbios psiquiátricos.
O problema, cada vez mais comum, é um tabu, já que as doenças psiquiátricas são tratadas com desdém pela maioria da população. O diagnóstico só é realizado se o cliente procurar atendimento médico especializado, o que quase nunca acontece. Mesmo assim, até o indíviduo reconhecer a sua doença, muitos atos ilícitos já ocorreram contra si próprio ou terceiros.
A carreira glamourosa esconde bem mais do que os holofotes ousam mostrar. Resta-nos torcer para que estes casos sirvam de alerta para as pessoas procurarem ajuda antes que seja tarde e que a desigualdade social diminua para que as famílias sejam mais estruturadas, tenham acesso a uma boa educação, saúde, saneamento básico, trabalho, salário digno e governo atuante em prol da nação.

2 comentários:

  1. Deixar a fama e o dinheiro subir a cabeça é a pior coisa que uma pessoa pode fazer. Ela começa a se sentir superior por coisas fúteis.

    ResponderExcluir
  2. Verdade essa origem humilde sem estrutura com uma educação fraca um ambiente não muito favoravél ao desenvolvimento pleno psicologico , e derrepente a fama e dinheiro a vida da um salto e tudo muda, logo sobe a cabeça e a ganancia e o desejo de ter mais leva a atos extremos. Atos que são concretizados por toda a falta de estrutura , não que seja culpa totalmente dele mas ele não teve uma formação que o conscientizasse sobre os limites e que dinheiro e fama não é tudo.

    seguindo otimo blog



    http://meumundinhoinsanowill.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá! Sua opinião é muito importante. Comente!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails