sábado, 22 de maio de 2010

Alguns detalhes das eleições

Nesta semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aplicou multas ao presidente Lula e à pré-candidata Dilma Roussef por causa da campanha eleitoral antecipada que eles fazem descaradamente há meses. Essa foi a quarta vez que receberam a pena e pelo visto continuarão a infringir a lei eleitoral que só permite a campanha a partir de julho.
Desde março deste ano, em toda inauguração de qualquer natureza, lá vai o nosso presidente e a ex-ministra lançar toda a sua retórica em prol da candidatura. Os dois já subiram nos palanques do Oiapoque ao Chuí.
Nesse vale tudo para vencer as eleições, Lula não mede esforços para ressaltar a continuidade do governo do PT na figura de Dilma Roussef. Vale também lembrar que a ex-ministra nunca recebeu um voto sequer, pois sua vida política pregressa é desprovida de candidaturas.



O eleitor tem que prestar atenção nesses detalhes porque, se o candidato já começa a infringir as leis desta maneira, com certeza ele não será um bom governante.
Outra questão que o eleitor deve estar atento é se o candidato fala mal dos concorrentes. Caso ele se preocupe demais com os outros é porque não possui um plano de governo bem fundamentado para apresentar. 
É claro que o histórico do político em questão é importante, principalmente se ele tem algum processo judicial pendente. Da mesma forma que as empresas analisam a história da pessoa que será contratada, também devemos levar em conta o passado dos candidatos nos quais iremos eleger. Entretanto, temos que ter cuidado com as informações que surgem no período eleitoral para não confundir fato com boato.
Existem muitas artimanhas nos bastidores da política que podem transformar um demônio em santo e o eleitor desinteressado e desinformado é um prato cheio para os marqueteiros manipularem sem dó nem piedade.
Os marqueteiros são os responsáveis pela imagem, divulgação e propaganda dos candidatos. Aquelas imagens das indústrias em plena atividade, representando o desenvolvimento, as benfeitorias dos candidatos, a clássica imagem dos políticos cumprimentando os eleitores, segurando crianças no colo, os discursos, tudo é planejado pelos marqueteiros.

Eleitores, não deixem que ideias falsas permeiem suas mentes. Procurem pela informação _ afinal hoje ela é de fácil acesso _ para escolher um candidato sério que tenha compromisso com o país e não vise ao bem próprio e sim ao bem da nação. Votar dá trabalho, exige tempo, pensamento, análise dos prós e contras dos pretendentes/partidos aos cargos públicos. 
É melhor escolhermos com consciência para não nos arrependermos depois ao ver o Brasil retroceder cinquenta anos em cinco.

3 comentários:

  1. Assino embaixo. A escolha do voto não deve ser um exercício passivo.

    ResponderExcluir
  2. Na epoca das eleições vale tudo, e depois tudo acaba em pizza mesmo. Os candidatos falam mal uns dos outros e no segundo tuno se coligam, é uma safadeza só !
    Belo post !

    ResponderExcluir
  3. Até que hoje em dia tá todo mundo usando "a politica da camaradagem".. se você repararem nas campanhas dos "grandões" eles não minimizam mais quem está no poder ou fazem a velha frase "prometeu não cumpriu", pelo menos não mais com frequencia assidua.
    O que eu venho reparando é que existem muuuuitos elogios ao governo atual..vindo dos rivais! eles agora querem "continuar o trabalho do atual mas com um Q* á mais"..
    E como falou o André... em epoca de eleições acaba valendo tudo... até elogiar o rival...

    ResponderExcluir

Olá! Sua opinião é muito importante. Comente!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails