terça-feira, 6 de abril de 2010

O que será do amanhã?

A preocupação com o futuro não deve se resumir a questões ecológicas, econômicas e políticas. Devemos pensar também nas situações rotineiras da vida e refletir como será o mundo daqui a vinte, trinta, quarenta anos.
Em um dia comum, observava o atendimento no supermercado. Pessoas apressadas, outras nem tanto, alguns impacientes, outros mais conformados com a demora, todos enfrentando o intenso movimento nas filas.
Aquela espera fez-me refletir sobre o futuro do atendimento nos caixas preferenciais _ aqueles destinados ao atendimento das gestantes, dos portadores de necessidades especiais e idosos (Lei 11.248/92).
Pensei em um futuro próximo, quando haverá um aumento no número de idosos. Logo algumas questões surgiram em minha mente e, num ímpeto, tentei respondê-las sem titubear:


Como será o atendimento aos idosos daqui a alguns anos?
Acredito que o número de caixas preferenciais irá aumentar para acompanhar a demanda e, quem sabe, separar o atendimento dos idosos dos demais segmentos que também têm prioridade _ gestantes e portadores de necessidades especiais.


O número de assentos nos transportes públicos também vai acompanhar a demanda?
Espero que sim. Não quero que as pessoas com mais de sessenta anos viajem em pé.


Com o aumento da demanda, a gratuidade do transporte público será extinta?
Talvez colocarão um valor mínimo (simbólico) para os idosos. Outra alternativa, com certeza menos aceita, será aumentar a tarifa das passagens para compensar a falta de pagamento desta parcela da sociedade.


Portanto, enquanto este futuro não chega, devemos respeitar o direito das pessoas acima de sessenta anos. Fornecer o lugar nos transportes públicos e filas, ajudá-los a caminhar pelas ruas são alguns exemplos. Afinal, a cidadania e a gentileza são nobres e eternos valores que devem ser cultivados, perpetuados e transmitidos às gerações futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Sua opinião é muito importante. Comente!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails