sexta-feira, 14 de maio de 2010

Enfermagem - Parte II



A história da Enfermagem no Brasil iniciou no período colonial e toda a sua organização estabeleceu-se até o final do século XIX. No estágio inicial, os escravos era responsáveis pelo cuidado dos enfermos, pois eles trabalhavam nos domicílios. 
Os colonizadores implantaram as Casas de Misericórdia _ tiveram origem em Portugal _ sendo que a primeira foi fundada na Vila de Santos em 1543 e depois construíram as demais em outros locais do país como Rio de Janeiro, Vitória, Olinda, Ilhéus, Porto Alegre e Curitiba.
Dentre os grandes nomes da época, está o padre José de Anchieta que não se limitou a catequizar os indígenas. Ele assistia os necessitados, exercendo as atividades de médico e enfermeiro. As ervas medicinais eram utilizadas no tratamento das doenças e foram minuciosamente descritas.


O Brasil também possui uma grande mulher que, como Florence Nightingale,  dedicou a sua vida para exercer a enfermagem _ Anna Nery.


Ela nasceu aos 13 de dezembro de 1814 na cidade de Cachoeira, Província da Bahia. Casou-se com Isidoro Antonio Nery. Ficou viúva aos 30 anos e, um tempo depois, seus dois filhos foram convocados para servir à Pátria durante a Guerra do Paraguai (1864-1870).
Anna Nery não resiste à separação da família e escreve ao presidente da Província, colocando-se à disposição da Pátria.
Foi para os campos de batalha, improvisando hospitais e trabalhando incansavelmente no atendimento aos feridos.
Após 5 anos, retornou ao Brasil e foi recebida com todas as honras. Ganhou uma coroa de louros, um quadro com sua imagem que ficou exposto no edifício do Paço Municipal, medalhas humanitárias e uma pensão do governo.
Faleceu no Rio de Janeiro em 20 de maio de 1880. Por isso, instaurou-se uma semana com  diversos eventos para a categoria _ a Semana da Enfermagem _ comemorada de 12 a 20 de maio, as datas do nascimento da Florence e morte de Anna Nery respectivamente.
A primeira escola de enfermagem do Brasil, fundada em 1923 no Rio de Janeiro, recebeu o seu nome: Escola de Enfermagem Anna Nery.


Fontes:

3 comentários:

  1. Que legal ... uma aula de história !
    Muito interessante , parabéns !

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!! Cahei o que precisava...Sou acadêmica de Enfermagem e esse é exatamente o tema de um seminario importantissimo....OBRIGADA

    ResponderExcluir
  3. A primeira escola de enfermagem do Brasil é a Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, criada 9 anos após a primeira escola do mundo fundada por Florence Nightingale. A Escola foi criada para atender aos internos do Hospital Nacional dos Alienados. Hoje a EEAP faz parte da UNIRIO.

    ResponderExcluir

Olá! Sua opinião é muito importante. Comente!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails