quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O chefe, o líder e a vida

Um dos maiores desafios no mercado de trabalho é desenvolver as atividades de acordo com o perfil da empresa e se manter motivado para as infindáveis tarefas do dia a dia. Não é fácil aliar a vida pessoal às atividades profissionais, sendo impossível oferecer um padrão de trabalho diferenciado, destacando-se dos demais colegas, sem dispensar a máxima dedicação.

Eis uma figura que é determinante para manter a motivação, planejar e direcionar as atividades profissionais: O CHEFE. Vez ou outra, ele é visto como uma pessoa chata que "pega no pé", às vezes maltrata, humilha, comete injustiças e etc. A grande verdade da origem destes maus predicados é proveniente do fato das pessoas não gostarem de cobranças.
Existem dois tipos de cobranças:
saudável que é benéfica porque promove o crescimento profissional e traz bons resultados. Se ela for bem realizada, garante o sucesso do trabalho em equipe e mantém o ânimo dos colaboradores. Esta é realizada pelo LÍDER.
E a destrutiva que promove uma verdadeira catástrofe na vida do profissional, pois é efetuada de maneira errônea e muitas vezes distorcida, sendo realizada pelo CHEFE.


CHEFE e LÍDER são palavras as quais determinam a mesma função, mas possuem significados diferentes. O chefe é desprovido de cuidado com os seus colaboradores e não sabe direcionar a sua equipe. Faz maus planejamentos, promove desavenças _ e até prefere que estas desavenças ocorram _ favorece alguns e despreza outros membros da equipe, ou seja, comete o assédio moral no ambiente de trabalho.
O líder é mais atuante, pois auxilia seus colaboradores, obtém o respeito de forma natural, sem precisar se impor, direciona a equipe de maneira eficaz e mantém a harmonia dos profissionais envolvidos no campo de trabalho. Portanto, o líder é a pessoa que as empresas procuram.

Ser líder é ter competência para executar as tarefas, mas ele não precisa saber desempenhar 100% das atividades. O líder deve saber direcionar, delegar e analisar a situação para modificar uma ordem dada no momento certo, a fim de ajustar as atividades para um melhor desempenho e efetividade das ações. O líder avalia os seus colaboradores sem comprometer a motivação e obtém o máximo de comprometimento e eficiência da equipe, sempre acertando os pontos quando necessário.
Sabemos quando a equipe está sob a alçada de um líder quando ela consegue caminhar sozinha, sem a presença do comandante, o qual às vezes deve ausentar-se para ir às reuniões ou demais atividades.

Se você está em um ambiente de trabalho hostil, não desanime, pois logo encontrará um lugar que esteja de acordo com a sua filosofia, onde haja profissionais comprometidos e verdadeiros líderes. Procure até encontrar o "seu" lugar e seja sempre comprometido com a atividade escolhida. Não desanime, mesmo se o seu coordenador for um chefe, mas também não se acomode para não ficar eternamente infeliz na sua vida profissional.
Os problemas sempre vão existir, seja no âmbito pessoal ou profissional, entretanto devemos transpor os obstáculos da melhor maneira possível e procurar manter a nossa filosofia, independente da opinião alheia.
A vida deve ser plenamente vivida e desfrutada com suas rosas e seus espinhos, com chefes, líderes e etc. O importante é se manter em consonância com suas ideias e não desanimar diante dos inúmeros percalços impostos pelo meio onde vivemos, pois eles nos fazem pessoas melhores e mais preparadas para as próximas batalhas.

5 comentários:

  1. Eu trabalho na mesma empresa a 22 anos. É uma empresa grande mas familiar. A matriarca da familia é a dona da empresa, mas suas 3 filhas e um filho, também são donos. As vezes é dificil de administrar o que todos eles querem da gente, mas graças a Deus eu ao longo dos anos fiz uma carteira de clientes muito grande e "acho", que me tornei importante para a empresa, então eu não levo mais desaforos pra casa e eles respeitam minhas opniões.

    Belo post, só demorou um pouco!
    Passa lá no meu blog, tá muito sumida!

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  2. De fato é verdade, quando almejamos sucesso nos esquecemos que é somente com lutas que se obtém a vitória, e quanto mais dicil elas forem, mais valor será dado a conquista. E assim é também no ambiente profissional, desejamos o mérito, e devemos tê-lo por objetivo, sem desistir ou então mal dizer a situação sem realizar qualquer ação para revertê-la, é preciso lutar e com garra, buscar a felicidade

    Parabéns pelo post e por todo o trabalho do blog.

    Se puder, me visite.

    Abraçoss

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  3. Oie!

    Tudo, tudo e tudo nessa vida deve ser encarado como aprendizagem que nos proporcionará crescimento pessoal, profissional, sentimental, espiritual...

    Não podemos desanimar jamais frente aos desafios que nos são impostos, principalmente os do mundo corporativo.

    É bem aquilo que descreveu, mesmo: "Procure até encontrar o "seu" lugar e seja sempre comprometido com a atividade escolhida. Não desanime!"

    Está aí o segredo, não desanimar, nunca. Seguir em frente, sempre.

    Saudades de ti, Mônica!
    Passa lá no Seu Anônimo, hihihihi...

    Beijos,

    Fernando Piovezam
    seuanonimo.blogspot.com

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  4. Oi querida tudo bem

    na minha empresa temos uma chefe carrasca,mas acrdeitoque ela não dure muito lá por causa da politica da empresa ter mudado em algumas coisas

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  5. blog indicado pelo jornal destak

    o fim da série H.P.B - http://universovonserran.blogspot.com

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