terça-feira, 12 de outubro de 2010

Uma análise do assalto


Todos os dias, milhões de pessoas são assaltadas. Seus imóveis, carros, bens pessoais e até mesmo suas vidas, as quais são transformadas de forma abrupta através do medo causado pela pressão psicológica do agressor, sendo este frio e calculista, muitas vezes armado a fim de coibir a sua vítima. 

O assalto é uma das formas mais cruéis de coação. Para o assaltante, são segundos preciosos para se obter vantagem e, para a vítima, aquele tempo parece interminável e aterrorizante no qual qualquer gesto pode gerar graves consequências.
Um movimento brusco ou alguma tentativa de reação não é a melhor saída para se livrar do bandido, como dizem os especialistas em segurança. Manter a calma também pode parecer insano, entretanto o auto-controle é fundamental para não provocar a fúria do meliante.

Para entrar na mira de um bandido basta chamar a atenção e não existe regra para a escolha do vestuário, caminho a percorrer, tipo de carro, casa ou apartamento. A globalização também atingiu o ramo da bandidagem e há roubos dos mais variados tipos, desde vultosos assaltos a bancos a pequenos furtos nas ruas.
Existe um consenso dos itens que chamam mais atenção como: jóias, roupas e tênis de marca famosa, celulares, mochilas e bolsas. É claro que devemos nos prevenir, mas o fato de evitar ostentar objetos de valor não nos livra deste mal, pois o assalto é como uma loteria, sendo a vítima a "premiada" em meio a centenas, milhares de pessoas.

Se você ganhar nessa "loteria", faça o que os especialistas recomendam: NUNCA REAJA AO ASSALTO. Essa dica deve ser potencializada se o indivíduo estiver armado.
Já que prevenir não garante a sua segurança, mas ajuda a fazer com que você não seja o escolhido do bandido, então siga essas dicas:

- Evite ir ao caixa eletrônico à noite;
- Fique atento ao andar pelas ruas, mesmo se elas estiverem movimentadas;
- Não pense que os assaltos apenas ocorrem no período noturno, mantenha a atenção durante o dia;
- Não exagere no vestuário com roupas de marca, jóias e muitos objetos de valor;
- Não abra a carteira em público;
- Coloque somente os itens necessários na sua bolsa;
- Evite  andar com mochilas;
- Ao falar ao celular, olhe para os lados e veja se há alguém te observando;
- Não compre carros luxuosos, pois são muito visados pelos assaltantes;
- Informe aos vizinhos quando for viajar para eles observarem a sua casa;
- O André Mansim, nos comentários deste texto, lembrou algo importante: dar preferência para as grades na frente da casa para que as pessoas enxerguem o que se passa lá dentro. Os muros altos e os portões fechados atrapalham a visibilidade e, deste modo, os ladrões fazem o que quiserem sem que ninguém do lado de fora perceba;
- Abuse dos meios de segurança como alarmes, câmeras, guardas-noturnos, seguros e etc;
- Não compre armas, pois elas não irão te ajudar se você não souber manuseá-las;
- Mantenha a sua vida financeira sob absoluto sigilo;
- Cuidado ao contratar faxineiras, pedreiros, encanadores... Peça referências ou indicação de algum amigo que conheça os profissionais;
- Se perceber que está sendo seguido, não vá para casa, tente despistar o cidadão.
- O Fernando bem lembrou nos comentários: os assaltos online estão à solta. Por isso devemos manter os nossos antivírus sempre atualizados ou evitar utilizar a Internet para fins bancários. Ser precavido nas compras online também é uma boa dica, pois os picaretas também aplicam os seus golpes no universo digital. Ao realizar uma compra, procurem os sites confiáveis e suas referências (CNPJ, amigos que já compraram e etc).

O assalto existe até nos países de primeiro mundo, portanto não depende de desigualdade  social ou falta de apoio governamental para ocorrer. É evidente que violência e falta de oportunidade na vida estão atreladas, mas isso não é determinante para haver a criminalidade. A questão do crime está mais ligada à falta de caráter, aos valores da pessoa e não à posição social que ela ocupa.
Deste modo, não devemos generalizar ao pensar que nas favelas só há bandidos e também não podemos colocar os nossos bens acima de nossas vidas. Afinal, o dinheiro perde-se hoje, mas ganha-se amanhã e nossa vida é única e preciosa, pois pra ela não tem uma segunda chance.

8 comentários:

  1. Outra coisa é não ter aqueles portões fechados e muros altos sem visibilidade da rua, pois os ladrões adoram pular eses muros e fazerem o que quizer dentro da sua casa sem ninguém poder ver do lado de fóra.
    Se possível tenha grades ao invés de muros.
    Ótimo post amiga, parabens!

    ResponderExcluir
  2. Boas dicas. Quem já passou por isso sabe como é tenso...

    http://papeisriscados.blogspot.com/
    @NeoPCN

    ResponderExcluir
  3. muito manero e bem util...abçs

    http://vauneiguimaraes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. adorei o seu blog...muito inteligente e útil...
    parabéns
    é uma pena que hoje em dia somos prisioneiros, apesar que nem dentro de casa estamos seguros!!!

    ResponderExcluir
  5. Perdi dois amigos por reagirem a um assalto...é legal instruir de maneira correta a população como agir !

    obrigado pela visita minha amiga !
    volte quando quiser !

    http://universovonserran.blogspot.com
    selecionado entre um dos melhores blogs do Brasil
    indicado pelo jornal Destak
    sigo e comento quem seguir e comentar !

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas, Mônica!
    E muitíssimo grato pela iniciativa desse post de suma importância a todos.

    Temos de lembrar, também, dos assaltos online que estão cada vez mais sendo práticas comuns. Evitemos utilizar quaisquer computadores, divulgar nossas senhas a amigos - que, acredite ou não, isso acontece - e não esquecer do antivírus.

    Pois é, o mundo muda e a bandidagem vai no embalo tecnológico, também.

    Saudades dos seus comentário, poxa!

    Um beijão,
    Fernando Piovezam
    seuanonimo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eita... cadê as postagens desse blog???? Uai...




    Atualizei o meu passa lá, e atualiza aqui menina!!!!

    ResponderExcluir

Olá! Sua opinião é muito importante. Comente!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails